EN

A Jeunesse Arena

Jeunesse Arena é exemplo de sucesso em gestão de legado de equipamento esportivo no Brasil

Construída para receber competições esportivas durante os Jogos Panamericanos de 2007, a Jeunesse Arena se tornou uma referência de legado bem administrado no Brasil. Há dez anos recebe eventos esportivos, culturais, corporativos e religiosos de diversos tamanhos e formatos - tendo se tornado uma importante ferramenta de atração de eventos nacionais e internacionais para o Rio de Janeiro.

Localizada no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, a Jeunesse Arena é um espaço multiuso de padrão internacional. Sua operação versátil, com arquibancadas retráteis (360°), oferece dezenas de configurações para realização de eventos com público que pode variar entre 300 e 18 mil pessoas.

As instalações atendem a todos os parâmetros e especificações técnicas exigidas pelas Federações Internacionais de Basquete, Ginástica, Voleibol e Futsal. Submetida aos rigorosos testes da NBA, a Jeunesse Arena atendeu a todos os critérios técnicos e recebeu, por três anos consecutivos, os jogos da pré-temporada da liga de basquete americana no Brasil.

O espaço foi palco das mais importantes competições internacionais realizadas no País, como os Jogos Panamericanos de 2007, o Campeonato Mundial de Judô (2007), Circuito Master de Tênis (2009), Campeonato Nacional da Liga de Basquete (2010, 2013 e 2014), Jogos Mundiais Militares (2011), seis edições do Ultimate Fighting Championship (UFC), Campeonato Abu Dabhi World PRO Jiu-Jitsu 2016, e os Jogos Olímpicos Rio 2016. Em 2017, a Jeunesse Arena fechou com os times de vôlei masculino e feminino do Sesc RJ para realizarem seus jogos mais importantes no espaço.

Projetada nos moldes das maiores e mais modernas arenas do mundo, a Jeunesse Arena também é referência em grandes shows nacionais e internacionais devido à qualidade acústica; conforto para o público; climatização; e à versatilidade que oferece para diferentes formatações de palco e cenografia. Nomes como Paul McCartney, Roberto Carlos, Bob Dylan, Amy Winehouse, Beyoncé, Eric Clapton, Sade, Maroon 5, Jennifer Lopez, Ivete Sangalo, Guns'n'Roses e Iron Maiden já se apresentaram por lá.

Desde 2007, a gestão do espaço é feita pela multinacional GL events - um dos maiores conglomerados empresariais do setor de eventos do mundo. Em 2008, a empresa celebrou o acordo de naming rights da Arena da Barra - como foi batizada inicialmente - com o Banco HSBC. Essa foi a primeira venda de direitos de nome de uma arena esportiva no Brasil. O espaço passou, então, a se chamar HSBC Arena. Após o fim do contrato, os direitos foram vendidos para a marca americana Jeunesse, que em janeiro de 2017 rebatizou o espaço de Jeunesse Arena.

Localização

A Jeunesse Arena está localizada em uma região da Barra da Tijuca de fácil acesso para quem segue de carro, táxi ou transporte público (Ônibus ou BRT TransCarioca, ligando ao Aeroporto do Galeão), além de estar perto de uma vasta rede de hotéis. Estrutura

- Arena coberta e climatizada: quadra central com 2.400m² e 4 níveis de arquibancadas, com capacidade para 14 mil pessoas;
- Auditório com capacidade para até 510 pessoas (412 m²);
- 54 camarotes;
- Dois lounges (440 m² cada, com banheiros independentes);
- Estacionamento para 1.000 veículos - Terraço com 1.850 m² (banheiros e elevador independentes);
- 28 salas de apoio (18 a 412 m²);
- 18 bares;
- 16 vestiários e camarins;
- 48 banheiros;
- 10 lojas;

Sobre a GL events

De origem francesa, a GL events está presente em mais de 20 países nos cinco continentes, administra 40 espaços, entre centros de convenções e arenas multiuso, e já realizou mais de 4.000 eventos. Com faturamento de 953 milhões de euros em 2016, a empresa tem atualmente mais de 4.200 funcionários. A companhia chegou em 2006 no Brasil, onde já investiu cerca de R$ 1 bilhão.

No País, opera em quatro linhas de negócios: a GL events Venues faz a gestão do São Paulo Expo, do Riocentro e da Jeunesse Arena; a GL Live é responsável pela concepção, produção e realização de eventos, incluindo o fornecimento e montagem de estruturas temporárias, além de montagem de estandes, locação de móveis e sinalização; a Fagga l GL events Exhibitions atua há mais de 50 anos no Brasil promovendo eventos de negócios e entretenimento em diversos segmentos da economia; e o Grand Mercure Riocentro - o primeiro investimento do grupo no setor hoteleiro.