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09/07/2018 - Fonte: O Globo Online | Bairros | BR

Até novembro, Barra concentrará feiras e campeonatos de jogos eletrônicos

Os eventos relacionados ao mundo dos games e dos esportes eletrônicos, os e-Sports, têm crescido ano após ano no Rio de Janeiro, e a área da Barra da Tijuca se consolidou como principal polo da cidade, recebendo grandes feiras e campeonatos internacionais. Somente neste segundo semestre, serão realizadas as segundas edições da Geek & Game Rio Festival, no Riocentro, entre os dias 20 e 22 deste mês; e do Game XP, no Parque Olímpico, de 6 a 9 de setembro; e as finais da Pro League de Rainbow Six: Siege, campeonato mundial do jogo de tiro em primeira pessoa (em que o jogador se sente parte do game) da Ubisoft, que será disputado na Jeunesse Arena de 17 a 18 de novembro. No Geek & Game, serão disputadas as finais da primeira edição do Circuito Feminino de Rainbow Six, enquanto o Game XP sediará, no dia 9 de setembro, as finais do Brasileirão de Rainbow Six, principal competição nacional da modalidade. O calendário movimentado de eventos do tipo no bairro tem uma explicação: os organizadores argumentam que, além de espaços com grande capacidade de público, a Barra conta com equipamentos com boa infraestrutura, muitos deles utilizados durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016; acesso facilitado, após a chegada do metrô e do BRT; e serviços, como hotéis e restaurantes, de alto padrão. A Barra oferece tudo que um evento de sucesso precisa ter: boas e confortáveis arenas para os espectadores, infraestrutura de hotéis e restaurantes e, o mais importante para nós, um público devoto e extremamente apaixonado destaca Bertand Chaverot, diretor-geral da Ubisoft na América Latina, que também vê no Rio o potencial para se tornar uma das grandes capitais dos e-Sports no mundo nos próximos anos. O executivo destaca que as finais mundiais da Pro League na Barra serão o maior evento de Rainbow Six já realizado no mundo. E salienta a popularidade do jogo no Brasil, país onde os torneios da modalidade têm os maiores índices de audiência. A expectativa da Ubisoft é que mais de 24 mil pessoas compareçam aos dois dias das finais da Pro League. O Brasil, tradicionalmente, é apaixonado por jogos de tiro em primeira pessoa. Houve o empenho dos times de marketing, negócios, operações e comunicação, que trabalharam em prol da construção do cenário competitivo no Brasil destaca. Também trabalhamos a imagem de ídolos do esporte eletrônico, fazendo-os se aproximar do público, como é o caso do Leo Zigueira Duarte, que tem mais de um milhão de seguidores no YouTube. Os motivos para o público comparecer à Jeunesse Arena vão além da grandiosidade do evento. Das oito equipes participantes da competição, definidas a partir de um etapa de qualificação, duas terão brasileiros, e as chances de um grupo local ganhar o segundo título mundial do Brasil na modalidade são altas. Em maio deste ano, na sétima temporada da Pro League, a Team Liquid, equipe inteiramente nacional, ganhou o primeiro mundial do Brasil. Além disso, o país foi vice-campeão em duas das três competições internacionais realizadas em 2017, ambas com a Black Dragons, o que o torna uma potência no cenário internacional do Rainbow Six. Assim como acontece no futebol, temos jogadores entre os melhores do mundo. É caso do Coldzera, do Counter Strike, e do André Nesk Oliveira, eleito o melhor jogador da última Pro League defende Chaverot. O Game XP também encheu os olhos dos jogadores brasileiros no ano passado, quando foi apresentado ao público como uma das atrações do Rock in Rio: recebeu cerca de 316 mil pessoas. Agora, com uma área muito maior do Parque Olímpico à sua disposição e como um evento independente, oferecerá um número ainda maior de atrações com o objetivo de satisfazer tanto aos fãs de games quanto aos curiosos. Nesta edição, o evento, que promete inaugurar o primeiro game park do mundo, ocupará as Arenas Cariocas 1, 2 e 3 e transformará as instalações em palcos onde quem brilhará serão os jogadores de games eletrônicos. O evento do ano passado superou totalmente as nossas expectativas. Percebemos que havia uma demanda e uma curiosidade enormes por esse tipo de conteúdo, e teremos atividades que agradarão ao fã de e-Sports, ao gamer profissional, ao fã casual e até a pessoa que só joga pelo celular. diz a diretora-geral do Game XP, Roberta Coelho. Tudo o que foi visto na primeira edição do Game XP, garante Roberta, será ampliado. A Arena e-Sports, que, além das finais do Brasileirão de Rainbow Six, receberá uma etapa do Campeonato Mundial de Just Dance, terá sua capacidade aumentada de 1.500 para quatro mil lugares. A tela de games será a maior da história dos eventos gamers, com 1.500 metros quadrados de área de projeção, e a game zone terá o dobro do tamanho. Roberta destaca que o Parque Olímpico é o melhor lugar da cidade para receber o evento. O Parque Olímpico dá um conforto adicional ao público pela sua vasta área e por suas ótimas instalações. Além da facilidade de chegar e sair, devido ao serviço de transporte público, ele foi projetado levando-se em conta a acessibilidade, o que o torna mais confortável para deficientes físicos. Para atrair cerca de cem mil pessoas nos quatro dias de evento, a organização do Game XP aposta que o feriadão de 7 de setembro também ajudará a atrair um grande contingente de turistas aficionados por games. Embora já esteja confirmada a edição de 2019 novamente dentro do Rock in Rio, a ambição é colocar o Game XP no calendário de grandes eventos da cidade. Estarmos associados ao Rock in Rio foi ótimo, mas podermos voar sozinhos também será incrível. Nossa criatividade não tem limites, e o público vai pirar com tudo o que traremos promete Roberta. Diretora de Núcleo da GL Events, empresa que organiza o Geek & Game Rio Festival, Tatiana Zaccaro projeta que, na edição deste ano, mais de 30 mil pessoas passem pela feira, onde estão reunidos games e elementos da cultura pop. Ela ressalta que o crescimento de eventos deste tipo no Rio é um reflexo do amplo mercado consumidor de jogos da cidade. Em São Paulo, eles já são uma tradição. Cariocas não são menos aficionados por games do que os paulistas. O Geek & Game 2018 terá, inclusive, uma área dedicada a jogos criados no Rio de Janeiro enfatiza. Desde o ano passado, a cidade entrou na rota dos eventos gamers, e o público tem respondido positivamente. A área de e-Sports, por exemplo, já está consolidada, com um público que cresce ano a ano. Já percebemos, por estas duas edições, que há uma grande demanda neste setor, e pretendemos continuar investindo em atrações do tipo. ADESÃO ATRAIA EVENTOS Além da existência de um enorme público potencial no Rio, a quantidade de espaços na Barra com a infraestrutura adequada para receber eventos dedicados aos games é vista pelos organizadores como parte fundamental do recente sucesso de grandes competições e feiras do gênero na cidade. Para Tatiana Zaccaro, da GL Events, a consolidação da Barra como um polo para esses eventos reproduz o que já acontece no segmento de cultura. O Riocentro, por exemplo, oferece pavilhões climatizados e um pé-direito alto, que permite a construção de estruturas como a nossa Arena Gamer. Além disso, a Barra já recebe há anos os maiores eventos de entretenimento do Rio, como a Bienal do Livro e o Rock in Rio, e isso se repete nos eventos de games compara. Além das atrações ligadas aos jogos eletrônicos, o Geek & Game Rio Festival, no Riocentro, será um evento para os fãs da cultura pop em geral. Para os que gostam de se fantasiar de super-heróis ou personagens icônicos do cinema, dos games e dos quadrinhos, o evento terá concurso de cosplays. Haverá, ainda, oficina de quadrinhos para crianças, espaço para jogos de tabuleiro e palestras com atores internacionais. O público está entendendo que o Geek & Game é um programa para o carioca, para todo mundo, para todos os gostos e todas as idades. Um das nossas principais atrações este ano será o espaço Little Heroes, dedicado à integração entre pais e filhos, com atrações criadas a partir da curadoria de psicopedagogos ligados à cultura pop explica Tatiana. Entre os destaques do Geek & Game, estão os campeonatos de Overwatch, jogo de tiro e estratégia que se tornou febre mundial em 2016; e Hearthstone, jogo de cartas para smartphones e computadores inspirado nos monstros e criaturas do World of Warcraft, um dos maiores sucessos do mundo dos games para computador entre o fim da década de 1990 e meados dos anos 2000. Sede das finais mundiais da Pro League do Rainbow Six, a Jeunesse Arena vem se consolidando como principal palco dos grandes torneios internacionais de games da cidade. No ano passado, recebeu o Mid-Season Invitational, segundo campeonato mais importante do game League of Legends. Estamos antenados com o mercado de games e a internet, tanto que o show do Whindersson Nunes, maior youtuber do Brasil, foi realizado na casa para cerca de 11 mil pessoas observa Silvia Albuquerque, diretora do espaço. Nosso objetivo é buscar novos eventos de e-Sports, pois este é um campo em expansão no país. Construída para receber competições dos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, e antiga sede de disputas como as finais do Novo Basquete Brasil (NBB), a Jeunesse Arena costuma receber grandes eventos, como shows internacionais. Silvia destaca que esta expertise é um dos pontos que mais atraem os organizadores dos torneios de e-Sports. Toda a parte logística e operacional não difere muito dos outros tipos de eventos com grande público, mas, no League of Legends, por exemplo, foi necessário remover parte das cadeiras retráteis para deixar a arena no formato desejado pelo organizador. Podemos adaptar o espaço a diferentes tipos de eventos, seja para um público de 300 ou 18 mil pessoas resume Silvia.