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13/08/2018 - Fonte: Revista Propaganda e Marketing | Marcas | BR

Jeunesse cresce com participação comercial de 100 mil influencers

Com foco estratégico no marketing de rede, multinacional americana usa personalidades para recomendar os seus produtos antienvelhecimento Os mercados de beleza, estética e bem-estar estão em alta. E marcas não param de chegar para competir no segmento. O mais novo player é a multinacional norte-americana Jeunesse, presente há dois anos no Brasil e com apenas nove anos desde o início da sua operação na cidade de Orlando. A ambição no país é grande. Segundo a executiva Paloma Doro, o plano é superar o volume de vendas da China, primeira colocada no ranking interno da marca. "Nós estamos em segundo e à frente da matriz, que ocupa a terceira posição. Estamos crescendo nos mais de 140 países que temos presença. O faturamento global já é de US$ 1,4 bilhão", explica Paloma, responsável pela gestão de marketing e vendas da Jeunesse, que acumula passagens pela área mercadológica de empresas como a L'Oréal, O Boticário e Shiseido. A interação da Jeunesse com os consumidores ocorre por meio de 100 mil influenciadores cadastrados, alguns famosos como o apresentador Otávio Mesquita, a cantora Carla Peres, a blogueira fitness Gabriela Pugliese e o escritor Caio Carneiro, do best seller Seja A ideia é que essas personalidades e pessoas com uma cadeia de stakeholders relevante os apresente os 35 SKUs do portfólio da marca, como o colágeno hidrolisado Naara, carro-chefe no Brasil. "Eles encaminham os contatos para o nosso site de vendas e nos encarregamos pela logística. Quanto mais vender, mais ganha", detalha Paloma. A estratégia de comunicação é 100% nos canais digitais, com a ajuda de agências especializadas como a Lemonade e a Ultra Filmes. "Não trabalhamos com uma agência exclusiva, mas por projeto. O slogan é Usa, sinta e compartilha", ela acrescenta. Com um tíquete médio de R$ 300 e com olhar para consumidores das classes A/B, a Jeunesse chegou ao Brasil no auge da crise. "Foi uma surpresa o crescimento de negócios e de imagem de marca", observa Paloma. Nesse período, adquiriu o naming right do antigo HSBC, agora Jeunesse Arena, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, espaço que abriga competições do UFC, Disney On Ice e jogos de vôlei. A marca é patrocinadora dos times masculino e feminino de vôlei do Sesc/RJ.