Considerado um superstar global e eleito uma das pessoas mais influentes do mundo em 2019 pela prestigiada revista Time, o cantor e compositor norte-americano Khalid tomou o mundo de assalto desde o lançamento, pouco antes de sua formatura no colégio, de seu primeiro single Location, em 2016, cinco vezes certificado de platina e que o levou a um contrato com uma grande gravadora, a RCA Records.
Seu álbum de estreia, o disco duplo de platina American Teen, chegou em 2017 e o segundo, Free Spirit, de 2019, teve aclamação da crítica mundial, tendo sido declarado "A Escolha do Crítico" pelo New York Times e classificado como "excelente" pela Associated Press. O album estreou em #1 no Top 200 da Billboard, trazendo sucessos como "Talk", indicado ao Grammy e que chegou ao topo das paradas mundiais. Free Spirit acumulou mais de 11 bilhões de streams em todo o mundo.
A partir daí, Khalid acumulou recordes e vitórias: foi chamado de "prodígio pop" pela Rolling Stone, acumulou 30 bilhões de streams em todo o mundo, foi indicado seis vezes ao Grammy, ganhou vários prêmios (seis Billboard Music Awards, três American Music Awards, um Teen Choice Award, um MTV Video Music Award, um MTV Woodie Award, entre outros) e colaborou com algumas das maiores estrelas da música, incluindo Normani, Halsey e Benny Blanco, Billie Eilish, Shawn Mendes, Marshmello, entre outros.
O prefeito e o conselho da cidade de El Paso homenagearam Khalid com a "chave da cidade" instituindo o "Dia de Khalid" em 13 de setembro de 2018. Com sua mãe, Khalid lançou a The Great Khalid Foundation, para ajudar famílias em necessidades.